Feed RSS

Artrose: como prevenir e tratar esse problema

podcast_artroseA artrose é uma doença degenerativa das articulações, que acomete principalmente pessoas mais idosas. Essa degeneração é acompanhada de um processo inflamatório local, que provoca um desgaste progressivo da cartilagem, que é o tecido que reveste e protege as articulações. A evolução desse processo provoca erosão do osso subjacente e diminuição da mobilidade da articulação. Por isso, a artrose precisa ser diagnosticada e tratada o quanto antes.

6 comentários

  1. Soraya D. G. de Paiva diz:

    Qual é a especialidade mais adequada para o tratamento da artrose?

  2. Fleury Medicina e Saúde diz:

    Soraya, o médico mais indicado para tratar a artrose é o reumatologista.

  3. Alexandre Kokron diz:

    Não seria mais correto responder que as especialidades médicas mais indicadas para tratar a artrose seriam a ortopedia e a reumatologia (ordem alfabética)? As duas especialidades são experientes para o tratamento não cirúrgico e, após a falha do tratamento não cirúrgico, é o ortopedista que realiza a cirurgia para alívio dos sintomas.
    Muito obrigado.

  4. Maraci Nascimento diz:

    Acho que as pessoas idosas deveriam ser mais alertadas pelos seus médicos de rotina. Muitos têm os sintomas da doença e são tratados com antiinflamatórios e analgésicos para aliviar a dor e não são encaminhados para o reumatologista para ter um tratamento adequado. Tenho pessoas na família que têm esta doença e se tivessem sido alertadas no início da doença hoje não estariam com as mãos deformadas.

  5. samuel levy diz:

    EXCELENTE INICIATIVA!
    PARABENS!!!

  6. jacy b. vivolo diz:

    muito esclarecedor. obrigada!

Deixe seu comentário

(não será publicado)